ACORDO ORTOGRAFICO

ACORDO ORTOGRAFICO

Menu pendente

07/08/2019

786 - Santarém


Sé Catedral
 Santarém


Se Roma te fundou, foi a moirama
Quem fez de ti cidade fortaleza;
O Tejo, que te beija, deu-te fama,
Que bem te assenta ainda, de beleza.

Tomou-te Afonso Henriques, por vontade
De magras tês centenas de guerreiros,
Mas não te fez escrava. Na verdade,
Apenas te salvou de cativeiros.

Cresceste, altaneira mas bonita,
Sabendo preservar a tradição
Da gente, que povoa a região;

Por isso é que se diz que, quem te habita
Tem já particular valor humano,
Apenas, por nascer escalabitano.

Vítor Cintra

** **
NOTA - O QUE VISITAR EM SANTAREM

 

4 comentários:

  1. Tenho aqui a martelar-me na cabeça a letra desta canção, já fui ver se a descobria no Google e nada.
    É assim:

    Ai Santarém senhora do Tejo
    esposa e mãe do meu Ribatejo.
    Ai Santarém, tu vem prá rambóia
    que o fado em tipóia parece mais fado...

    Isto não rima nem nada, mas juro que havia assim uma cantiga.
    Com mais versos, claro.
    Esta minha mente já não é o que era... :(

    Beijos, Non.

    ResponderEliminar
  2. Passei várias vezes pro Santarém, mas nunca a visitei. Vou juntar à minha lista e vou ter em consideração as sugestões de visita. Sei que tem uma feira gastronómica a não perder...

    Muito beijinhos Senhora do Norte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas... tu só pensas em comer Sam?

      ahahahah

      Nota: O menina, vai melhor com a cor dos meus olhos :-)

      Eliminar
  3. Olá:- Gostei muito do poema.
    .
    Votos de um dia feliz
    .
    .......... Quer ler? .......
    ** Amor em alma deserta **

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.