ACORDO ORTOGRAFICO

ACORDO ORTOGRAFICO

Menu pendente

24/07/2019

774 - Setubal




Rio Azul

Não há um rio na minha terra!..
Só a três léguas, pra cada lado.
Mas eis que a vida aqui me desterra
Pra me dar um — o meu terno Sado!

Rio tranquilo, rio do Sul,
De águas puras como um cristal.
Doutro não sei, mais claro e azul,
Rio mais belo de Portugal!!!

Passo os meus dias a ver-me nele
Plas duas margens, atento e só.
Raro me ausento, me afasto dele,
Tenho mais sorte do que Feijó...

Como um ser vivo, o Sado arqueja
Todo inteirinho, da fronte aos pés.
Agora enche, logo despeja,
Ao ritmo crónico das marés.

É cuidadoso, é sossegado,
Não sofre cheias, raro trasborda.
Adolescente sempre ensonado,
Sono tranquilo que o sol acorda.

La vão os cercos plo Sado abaixo,
Ao mar vizinho, à sua lida.
«Voltem pesados, co’a borda em baixo !»
Gritam gaivotas em despedida.

Depois, ao largo, um cantar se eleva
Dos pescadores. Que lindo que é!
«Olivolé — ai arriba e leva!
Arriba e leva! — ai ólivolé!»

Mira-se a Arrabida nesse espelho
De águas serenas, à luz da aurora.
E o velho Outão, qual Neptuno velho,
E que as vigia, de dentro e fora.

Rio amoroso, beija as areias
Da Tróia nua, deitada a seu lado.
E abraça e beija brônzeas sereias
Que se refrescam na praia, a nado.

Abrem-lhe o peito, lá pra montante,
Tiram-lhe sal, alvejando em montes:
Brancas salinas de alvor brilhante,
Almas de virgens plos horizontes.

Verdes pinheiros, descendo a serra,
Vêm cautelosos molhar os pés,
Bronzes de estátua, verde que berra
Sarapintando o violento grés.
... ... ... ...
... ... ... ...
E quando, à noite, o luar se abata
No Sado azul, preguiçoso, terno,
Todo ele é salva de nívea prata
Pra as alianças dum amor eterno!

Luís Cabral Adão

** **
NOTA - O QUE VER EM SETUBAL 
 

3 comentários:


  1. Isto é que é paixão!!

    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que não sei se alguma vez fui a Setúbal e pela descrição deve ser lindissimo. Tenho de pensar nisso.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Adoro Setúbal, o Sado, a Arrábida, o Portinho, os seus monumentos etc.
    E gostei imenso do poema.
    Abraço

    ResponderEliminar

NOTA: Os comentários são moderados
1 - Os usados para publicitar o próprio blog serão eliminados.
2 - Os outros, tão breve quanto possível, serão publicados.
Grata pela compreensão.